quarta-feira, 12 de junho de 2019

Trabalhos em Educação Musical



Por anitanee | Junho 12, 2019 as 7:25 am | Tags: Aix-Marseille University, music and cognitive development, music and disadvantaged young people, music and inclusion, music and literacy, music education works, Paris Philharmonie, positive impact of music education | Categories: 1. Priority research, Cognitive ability/development, Formal music education, Inclusion, Language, reading, literacy, Learning skills, Primary 5-11, Research, Young people | URL: https://wp.me/p58qJb-AsDivulgado por A O

Um estudo da Universidade Aix-Marseille descobriu que um programa de treinamento de música (Démos) melhorou os escores de musicalidade, QI total e escore Symbol Search (indicando velocidade de processamento cognitivo e percepção visual), bem como habilidades de concentração e precisão de leitura.O objetivo do estudo foi investigar o impacto do programa no desenvolvimento cognitivo de crianças de baixa formação socioeconômica. O estudo estava especificamente

interessado em inteligência geral, consciência fonológica e habilidades de leitura e em outras habilidades cognitivas, como atenção auditiva e visual, e memória de trabalho e de curto prazo.

O programa Démos foi lançado pela Filarmônica de Paris em 2010. Seu objetivo é promover o desenvolvimento cognitivo e a integração social de crianças de famílias desfavorecidas. fundos através do acesso à cultura e da livre formação em música clássica.Os pesquisadores usaram uma abordagem longitudinal, com as crianças de 7 a 12 anos fazendo testes padronizados antes do início e após 18 meses de treinamento musical. Inicialmente, estavam envolvidas 54 crianças de duas escolas primárias em áreas de classe média em Marselha. Embora essas áreas não fossem tipicamente chamadas de desfavorecidas, as escolas foram escolhidas por se dedicarem à educação de crianças de baixa condição socioeconômica. Dezenove crianças não puderam ser testadas novamente no final do período de estudo, então o número total de crianças testadas duas vezes foi 35.Em consonância com resultados anteriores, esses resultados demonstram o impacto positivo de um programa de treinamento musical ecologicamente válido sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças de baixa classe socioeconômica.


FONTE:

PlosOne: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0216874




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