Por anitanee | Junho 12, 2019 as 7:25 am | Tags: Aix-Marseille University, music and cognitive development, music and disadvantaged young people, music and inclusion, music and literacy, music education works, Paris Philharmonie, positive impact of music education | Categories: 1. Priority research, Cognitive ability/development, Formal music education, Inclusion, Language, reading, literacy, Learning skills, Primary 5-11, Research, Young people | URL: https://wp.me/p58qJb-AsDivulgado por A O
Um estudo
da Universidade Aix-Marseille descobriu que um programa de treinamento de música
(Démos) melhorou os escores de musicalidade, QI total e escore Symbol Search (indicando
velocidade de processamento cognitivo e percepção visual), bem como habilidades
de concentração e precisão de leitura.O objetivo do estudo foi investigar o
impacto do programa no desenvolvimento cognitivo de crianças de baixa formação
socioeconômica. O estudo estava especificamente
interessado
em inteligência geral, consciência fonológica e habilidades de leitura e em outras
habilidades cognitivas, como atenção auditiva e visual, e memória de trabalho e
de curto prazo.
O programa
Démos foi lançado pela Filarmônica de Paris em 2010. Seu objetivo é promover o
desenvolvimento cognitivo e a integração social de crianças de famílias
desfavorecidas. fundos através do acesso à cultura e da livre formação em
música clássica.Os pesquisadores usaram uma abordagem longitudinal, com as
crianças de 7 a 12 anos fazendo testes padronizados antes do início e após 18
meses de treinamento musical. Inicialmente, estavam envolvidas 54 crianças de duas
escolas primárias em áreas de classe média em Marselha. Embora essas áreas não
fossem tipicamente chamadas de desfavorecidas, as escolas foram escolhidas por
se dedicarem à educação de crianças de baixa condição socioeconômica. Dezenove
crianças não puderam ser testadas novamente no final do período de estudo,
então o número total de crianças testadas duas vezes foi 35.Em consonância com resultados
anteriores, esses resultados demonstram o impacto positivo de um programa de
treinamento musical ecologicamente válido sobre o desenvolvimento cognitivo de
crianças de baixa classe socioeconômica.
FONTE:
PlosOne:
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0216874
Nenhum comentário:
Postar um comentário