NOTA:
Este
documento é um somatório dos acordos feitos no Simpósio Housewright sobre o
Futuro da Educação Musical, realizada em Tallahassee, Flórida, de 23 a 26 de
setembro de 1999. Esse
evento foi organizado
pela Associação Nacional de Educação Musical- MENC (EUA), na Universidade da
Flórida, Tallahassee, no ano 2000. A publicação dos trabalhos e da Declaração
foi coordenada pelo Dr. Clifford Madsen. Acesso ao texto completo
em:
Neste Simpósio, cada comissão estudou e debateu sobre
as seguintes questões:
Por que humanos
valoram música?
Por que estudar
música?
Como as
habilidades e conhecimentos em música que estão nas diretrizes nacionais podem
ser melhor ensinados?
Como todas as
pessoas podem ser envolvidas em
participações significativas em música?
Como as mudanças
tecnológicas e sociais irão afetar o ensino de música?
Qual deverá ser a
relação entre escolas e outras fontes de aprendizado musical?
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Declaração Housewright
Desde
quando e onde os humanos existiram, a música também existiu. Uma vez que a
música ocorre apenas quando as pessoas escolhem criar e compartilhá-las, e como
elas sempre fizeram isso e sem dúvida, sempre o farão, a música claramente deve
ter um valor importante para as pessoas.
Música faz a
diferença na vida das pessoas. Ele exalta o espírito humano; Aumenta a
qualidade de vida. De fato, a atividade musical significativa deve ser vivida
ao longo da vida em direção ao objetivo de continuar se envolvendo.
A música, por sua
própria natureza, é uma forma básica de conhecer e fazer e por causa da relação
dessa natureza com a condição humana, inclui a mente, o corpo e o sentimento.
Vale a pena estudar música porque representa um modo básico de pensamento e
ação e, por si só, é uma das principais formas pelas quais os seres humanos
criam e compartilham significados. Música deve ser estudada profundamente para que
se tenha acesso a essa riqueza.
As mudanças
societárias e tecnológicas terão um enorme impacto para o futuro da educação
musical. A mudança de dados demográficos e o aumento dos avanços tecnológicos
são inexoráveis e terão influências profundas sobre as formas como a música é
vivida tanto para estudantes como para professores.
Os professores de música devem desenvolver os pontos fortes da prática atual para assumir a
responsabilidade de traçar o futuro da educação musical para garantir que a
melhor tradição da arte ocidental e outras tradições musicais sejam
transmitidas às gerações futuras.
Nós concordamos com o seguinte:
- Todas as pessoas, independentemente da idade, patrimônio cultural, habilidade, local ou condição financeira merecem participar plenamente das melhores experiências musicais possíveis.
- A integridade do estudo da música deve ser preservado. Os professores de música devem liderar o desenvolvimento de instrução e experiências significativas em música.
- Tempo deve ser atribuído para o estudo formal da música em todos os níveis de instrução, de modo que seja disponibilizado um programa abrangente, sequencial e baseado nos padrões estabelecidos para a educação em música.
- Toda música tem um lugar no currículo. Não só a tradição da arte ocidental precisa ser preservada e divulgada, os educadores de música também precisam estar cientes de outras músicas que as pessoas experimentam e integrá-las na instrução musical em sala de aula.
- Os educadores em música precisam ser proficientes e conhecedores sobre mudanças e avanços tecnológicos e estar preparados para usar todas as ferramentas apropriadas no avanço do estudo da música, reconhecendo a importância de as pessoas se reunirem para criar e compartilhar música.
- Os educadores musicais devem envolver a indústria da música, outras agências, indivíduos e instituições de música para melhorar a qualidade e a quantidade de instrução musical. Isso deve começar dentro de cada comunidade local, definindo o papel apropriado desses recursos no ensino e na aprendizagem.
- O papel atualmente definido do educador de música se expandirá à medida que as configurações para a instrução de música proliferarem. Os educadores profissionais de música devem desempenhar um papel de liderança na coordenação de atividades musicais para além do ambiente escolar, a fim de assegurar a integração curricular formal e informal.
- Recrutar futuros professores de música é uma responsabilidade de muitos, incluindo educadores em música. Os professores potenciais precisam vir de origens diversas, serem identificados precocemente, levando-os a desenvolver capacidades de ensino e de música, apoiados por um desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, o licenciamento alternativo deve ser explorado para expandir o número e a variedade de professores disponíveis para aqueles que procuram instrução musical.
- A continuidade de pesquisas abordando todos os aspectos da atividade musical precisa ser apoiada, incluindo as respostas intelectuais, emocionais e físicas à música. Os resultados sociais auxiliares do estudo da música também precisam ser explorados, bem como estudos específicos para aumentar a apreciação musical significativa.
- O fazer musical é uma forma essencial de aprender e compreender tradições musicais e as músicas. Fazer música deve ser amplamente interpretado, ou seja, fazendo atividades de interpretação, composição, improvisação, audição e interpretação da notação musical.
- Os educadores musicais devem se unir a outros para oferecer oportunidades para instrução musical significativa para todas as pessoas, começando na idade mais cedo possível e continuando ao longo da vida.
- Os educadores musicais devem identificar as barreiras que impedem a formação e o desenvolvimento continuado em qualquer um dos tópicos acima e devem trabalhar para superá-las.
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