sexta-feira, 28 de julho de 2017

"Visão 2020" Declaração Housewright

NOTA:
Este documento é um somatório dos acordos feitos no Simpósio Housewright sobre o Futuro da Educação Musical, realizada em Tallahassee, Flórida, de 23 a 26 de setembro de 1999. Esse evento foi organizado pela Associação Nacional de Educação Musical- MENC (EUA), na Universidade da Flórida, Tallahassee, no ano 2000. A publicação dos trabalhos e da Declaração foi coordenada pelo Dr. Clifford Madsen. Acesso ao texto completo em:
Neste Simpósio, cada comissão estudou e debateu sobre as seguintes questões:
Por que humanos valoram música?
Por que estudar música?
Como as habilidades e conhecimentos em música que estão nas diretrizes nacionais podem ser melhor ensinados?
Como todas as pessoas podem  ser envolvidas em participações significativas em música?
Como as mudanças tecnológicas e sociais irão afetar o ensino de música?
Qual deverá ser a relação entre escolas e outras fontes de aprendizado musical?
_________________________________
Declaração Housewright
               Desde quando e onde os humanos existiram, a música também existiu. Uma vez que a música ocorre apenas quando as pessoas escolhem criar e compartilhá-las, e como elas sempre fizeram isso e sem dúvida, sempre o farão, a música claramente deve ter um valor importante para as pessoas.
               Música faz a diferença na vida das pessoas. Ele exalta o espírito humano; Aumenta a qualidade de vida. De fato, a atividade musical significativa deve ser vivida ao longo da vida em direção ao objetivo de continuar se envolvendo.
               A música, por sua própria natureza, é uma forma básica de conhecer e fazer e por causa da relação dessa natureza com a condição humana, inclui a mente, o corpo e o sentimento. Vale a pena estudar música porque representa um modo básico de pensamento e ação e, por si só, é uma das principais formas pelas quais os seres humanos criam e compartilham significados. Música deve ser estudada profundamente para que se tenha acesso a essa riqueza.
               As mudanças societárias e tecnológicas terão um enorme impacto para o futuro da educação musical. A mudança de dados demográficos e o aumento dos avanços tecnológicos são inexoráveis ​​e terão influências profundas sobre as formas como a música é vivida tanto para estudantes como para professores.
               Os professores de música devem desenvolver os pontos fortes da prática atual para assumir a responsabilidade de traçar o futuro da educação musical para garantir que a melhor tradição da arte ocidental e outras tradições musicais sejam transmitidas às gerações futuras.
               Nós concordamos com o seguinte:
  1. Todas as pessoas, independentemente da idade, patrimônio cultural, habilidade, local ou condição financeira merecem participar plenamente das melhores experiências musicais possíveis.
  2. A integridade do estudo da música deve ser preservado. Os professores de música devem liderar o desenvolvimento de instrução e experiências significativas em música.
  3. Tempo deve ser atribuído para o estudo formal da música em todos os níveis de instrução, de modo que seja disponibilizado um programa abrangente, sequencial e baseado nos padrões estabelecidos para a educação em música.
  4. Toda música tem um lugar no currículo. Não só a tradição da arte ocidental precisa ser preservada e divulgada, os educadores de música também precisam estar cientes de outras músicas que as pessoas experimentam e integrá-las na instrução musical em sala de aula.
  5. Os educadores em música precisam ser proficientes e conhecedores sobre mudanças e avanços tecnológicos e estar preparados para usar todas as ferramentas apropriadas no avanço do estudo da música, reconhecendo a importância de as pessoas se reunirem para criar e compartilhar música.
  6. Os educadores musicais devem envolver a indústria da música, outras agências, indivíduos e instituições de música para melhorar a qualidade e a quantidade de instrução musical. Isso deve começar dentro de cada comunidade local, definindo o papel apropriado desses recursos no ensino e na aprendizagem.
  7. O papel atualmente definido do educador de música se expandirá à medida que as configurações para a instrução de música proliferarem. Os educadores profissionais de música devem desempenhar um papel de liderança na coordenação de atividades musicais para além do ambiente escolar, a fim de assegurar a integração curricular formal e informal.
  8. Recrutar futuros professores de música é uma responsabilidade de muitos, incluindo educadores em música. Os professores potenciais precisam vir de origens diversas, serem identificados precocemente, levando-os a desenvolver capacidades de ensino e de música, apoiados por um desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, o licenciamento alternativo deve ser explorado para expandir o número e a variedade de professores disponíveis para aqueles que procuram instrução musical.
  9. A continuidade de pesquisas abordando todos os aspectos da atividade musical precisa ser apoiada, incluindo as respostas intelectuais, emocionais e físicas à música. Os resultados sociais auxiliares do estudo da música também precisam ser explorados, bem como estudos específicos para aumentar a apreciação musical significativa.
  10. O fazer musical é uma forma essencial de aprender e compreender tradições musicais e as músicas. Fazer música deve ser amplamente interpretado, ou seja, fazendo atividades de interpretação, composição, improvisação, audição e interpretação da notação musical.
  11. Os educadores musicais devem se unir a outros para oferecer oportunidades para instrução musical significativa para todas as pessoas, começando na idade mais cedo possível e continuando ao longo da vida.
  12. Os educadores musicais devem identificar as barreiras que impedem a formação e o desenvolvimento continuado  em qualquer um dos tópicos acima e devem trabalhar para  superá-las.




Nenhum comentário:

Postar um comentário