segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Forum do PPGMUS faz homenagem a Alda Oliveira


Forum do PPGMUS faz homenagem a Alda Oliveira

01/10/2010 - 16h04
Realização acontece na Sala 102 da EMUS



Na continuação às comemorações pelos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS), o próximo forum promovido pela a Escola de Música (EMUS) será em homenagem à Profa. Alda de Jesus Oliveira, na terça-feira (dia 5 de outubro), às 17h, na sala 102 da EMUS. Os expositores serão as professoras Cristina Tourinho (coordenadora do PPGMUS) e Zuraida Abud Bastião, mais as doutorandas Mara Menezes e Angelita Broock Schultz. Assim como os foruns anteriores, este será transmitido ao vivo via internet, através do link http://www.ustream.tv/channel/testeppgmus.
Pianista, compositora e educadora musical, Alda Oliveira dedica-se principalmente à defesa do ensino de música e à formação de professores no país. Além de ter realizado diversas apresentações como solista ao piano, inclusive fazendo muitas estreias de músicas contemporâneas de vanguarda, foi fundadora da Associação Brasileira de Educação Musical, tendo sido a primeira presidente. Participou ativamente como presidente das Comissões de Especialistas em Artes e em Música do Ministério da Educação e da Comissão de Pesquisa da ISME, foi membro das Diretorias da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da Sociedade Internacional de Educação Musical (ISME), foi presidente da Comissão de Pesquisa da ISME e diretora da Escola de Música da UFBA e da Escola Pracatum para a formação de músicos profissionais.
É autora de vários trabalhos em educação musical e atualmente tem pesquisa sobre formação de professores de música testando a abordagem Pontes (Oliveira, Alda, 2001) para um ensino de música mais articulado com o contexto sociocultural, com o nível de desenvolvimento e interesses do aluno, com os conteúdos a serem aprendidos e com todos os demais desafios e aspectos que a tarefa educacional exige. Atualmente é professora aposentada pela UFBA, porém orienta alunos de pós-graduação e desenvolve projetos de pesquisa na Universidade Federal da Bahia.
Sua produção abrange livros e vários artigos nacionais e internacionais publicados em periódicos da área de música sobre temas como desenvolvimento de projetos e currículos educacionais em música e artes, avaliação em música, formação de professores de música, conhecimento em musica, musica no sistema educacional, desenvolvimento da mente criativa com foco em música e artes, memória musical, metodologia da pesquisa em música, iniciação à musica. Como musicista, Alda Oliveira não somente tocou em recitais, concertos para solista e orquestra e em conjuntos de câmara, mas também produziu composições para piano solo, conjuntos de câmara, obras para coro, instrumentos solistas e muitas canções para a musicalização de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário